20 NOV 2023
Prefeitura de Contagem reconhece instituições e pessoas que combatem o racismo e promovem a cultura afro
Fotos Ronnie Von/PMC
Evento no Dia da Consciência Negra teve também a entrega do Prêmio Zumbi dos Palmares e o lançamento do edital Movimenta Cultura Negra

Na manhã desta segunda-feira (20.11), o auditório da Prefeitura de Contagem foi palco da solenidade de celebração do Dia da Consciência Negra, comemorado neste dia 20 de novembro. O evento foi promovido pela Superintendência de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e reuniu  ativistas da comunidade negra e lideranças ligadas a diferentes religiões de matriz africana. A comemoração teve início com a apresentação musical da rapper Miss Black, ícone do Hip Hop desde 1989. Natural de Contagem, ela é reconhecida por sua influência duradoura e sua contribuição para a cena desse estilo musical. Ela cantou duas das suas canções num dueto com a filha,  Angel. Ainda durante a solenidade, o músico Fábio Zulu, artista independente e pesquisador das tradições e expressões de matriz afro-indígenas do Brasil, apresentou um número de voz e violão.

A solenidade também marcou o lançamento do curso sobre Política Pública de Igualdade Racial para os servidores da Prefeitura de Contagem. A iniciativa será executada pela Escola de Governo e é fruto de uma parceria da Secretaria Municipal de Administração (SEAD) e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

O segundo ato do evento foi o lançamento do edital Movimenta Cultura Negra, da Secretaria Municipal de Cultura, assinado pelo secretário municipal de Cultura, Ramon dos Santos. O edital vai contemplar até dez propostas de intervenções artísticas de grupos da cultura negra que atuam no município que atuem, comprovadamente,  há pelo menos dois anos. O valor bruto unitário a ser pago é R$ 3 mil reais.

Reconhecimento

Um dos pontos altos da solenidade foi a entrega do Certificado de Patrimônio Cultural Imaterial Municipal para oito Comunidades Tradicionais de Matrizes Africanas e o Povo de Reinado/Congado. O Superintendente de Política para a Promoção da Igualdade Racial, João Pio, explicou que a importância dessas certificações reside na garantia de direitos que elas conferem a essas comunidades. “Estamos salvaguardando as comunidades tradicionais de matriz africana do município, reconhecendo-as como guardiãs dos saberes e da história das tradições africanas. Com esses certificados nós estamos dando proteção legal aos direitos dessas comunidades, que ficam ameaçadas pelo crescimento da cidade”, afirmou.

Comunidades certificadas

• NzoAtimObatalacy
  • Comunidade Espírita OdêFarangi,
  • Centro Espírita Ogum Beira Mar/ Ilê AséIgba Ogum,
  •  Comunidade Espírita Netos de Bate Folhinha,
  • Ilê AséOdéInlê,
  • NzoNdanji Mona Simby Kia Kabila,
  • Casa de Caridade Vovô Pedro de Aruanda (CAVOP)
  • Irmandade do Divino Espírito Santo: Família Mariano.

Zumbi dos Palmares

A última atividade da comemoração foi a entrega do Prêmio Zumbi dos Palmares — homenagem que promove o reconhecimento e a notoriedade pública das pessoas e instituições que se destacaram por sua atuação no combate ao racismo e discriminação racial contra a população negra e na luta pela igualdade de direitos durante o ano de 2023 no município de Contagem. Representando a Casa de Umbanda Boiadeiro 7 Estradas, comandada por pai João Paulo de Obaluaê, Pai Reinaldo de Omulu contou que a casa surgiu em 2018, formada por dois jovens que queriam manter sua ancestralidade. “Essa casa veio crescendo e a cada dia, conquistando mais filhos e esse prêmio não só reconhece o trabalho realizado, mas abrange além dos limites do próprio terreiro, a nossa fé, a nossa procura e nosso reconhecimento à ancestralidade”, concluiu.

Instituições:

Casa de Umbanda Boiadeiro 7 Estradas

Tenda Espírita Pai Oxóssi – NzoAtimObatalocy.

Personalidades:

Carlos Pena

Jéssica Kézia De Almeida Silva - Jéssica do Estrelinha

Marcelo Ivo da Silva

Mam’etoTalandare- Maria Aparecida dos Santos Oliveira

Chico Justino - Paulo Francisco Justino

Reginaldo Pereira do Carmo

Sessy Itaocy- Reginaldo Teixeira da Silva Pontes

Mestre Azul - Sérgio Augusto Roque Arantes

Welberth Batista Pinto

Feriado da Consciência Negra

Em Contagem, o Dia da Consciência Negra foi instituído como feriado pela lei municipal pela da Lei nº 4.701, de 2014 e tem como finalidade reconhecer a luta por igualdade e respeito, além de fomentar e fortalecer o diálogo sobre o enfrentamento ao racismo e a promoção da equidade racial no município.

Galeria de Fotos: https://www.flickr.com/photos/prefcontagem/53345583209/in/album-72177720312814397/

Autor: Jornalista Guilherme Jorgui/Edição Pilar Batista